Pare de Consumir Açúcar e Experimente as Vantagens de uma Vida Saudável

Pare de Consumir Açúcar e Experimente as Vantagens de uma Vida Saudável

Há substâncias que fazem parte da alimentação diária dos indivíduos e que em excesso podem causar grandes males, desencadeando doenças fatais. Um exemplo disso é o açúcar que chega a ser tão perigoso quanto gorduras trans e o sódio, e ao mesmo tempo tão viciante quanto álcool ou tabaco. Quando é refinado, o açúcar acaba perdendo nutrientes e só sobram as calorias, tornando-o uma substância longe de contribuir para uma vida saudável.

O açúcar compõe diversos alimentos naturais, mas o problema está na presença da versão refinada nos alimentos industrializados porque é disfarçadamente embutido na produção dos mesmos e consumido mais do que o recomendado. Esse excesso faz com que o açúcar ao entrar na corrente sanguínea, eleve os níveis de glicose, estimulando o pâncreas a produzir e liberar mais insulina. Porque isso é ruim? Porque o excesso de insulina faz o organismo resistir à sua atuação, e assim, permitir que o açúcar fique retido na corrente sanguínea, tornando o individuo mais propenso a desenvolver diabetes. A diabetes é apenas uma das consequências negativas do exagero ao consumo de açúcar.

A diabetes não é apenas uma das consequências negativas ao consumo exagerado de açúcar. É sabido que essa substância em excesso é conhecida por causar cáries, porque é convertida em ácido por bactérias presentes na boca, e então enfraquece os dentes. Outro problema gigantesco no consumo exagerado é a obesidade, que facilmente pode causar colesterol alto e hipertensão.

Como temos falado em nossos artigos, todos os alimentos que ingerimos influenciam bastante na acidez do organismo. O sangue é normalmente levemente alcalino e é importante comer mais alimentos que tenham resíduos alcalinos para que colaborem com a manutenção desse pH ideal. O açúcar por ser um alimento acidificante, o seu consumo exagerado causa prejuízos ao funcionamento do corpo. Diante de tudo isso, o melhor seria parar ou reduzir ao máximo o consumo de açúcar como cuidado à saúde, já que variações bruscas do pH sanguíneo podem comprometer a qualidade de vida do ser humano. A OMS recomenda que apenas 10% das calorias que consumimos no dia ou até menos sejam açúcares.

A maior dificuldade para os que desejam largar o açúcar se dá por ele ser extremante viciante. Assim que ingerimos ele libera hormônios relacionados ao prazer e bem-estar. Portanto, quando a sensação passa, a pessoa se vê impulsionada a consumir de novo. Tudo isso é potencializado pela dificuldade em controlar a quantidade de açúcar ingerida já que nem sempre vem explicitada nos rótulos e os alimentos industrializados adicionam, em diversos produtos, quantidades exorbitantes de açúcar para causar esse vício e um maior consumo.

Não tem jeito, é preciso que haja um esforço para abandonar o vício no açúcar. Um grande estímulo são os resultados positivos esperados, como por exemplo emagrecimento, maior disposição e uma melhora na pele, pois reduz-se a glicação, um processo que une por exemplo o carboidrato (glicose) e uma proteína (colágeno, responsável por manter a pele mais jovem) e deixa a pele com uma aparência mais velha, enrugada e contribui para o não aparecimento de acnes. Outro benefício também está relacionado ao sistema imunológico, já que estudos apontam que o abuso na ingestão de açúcar pode causar uma dificuldade do organismo se defender de doenças, tornando difícil manter uma vida saudável.

Resumindo, o açúcar é uma substância com características acidificantes que altera o pH do sangue e consequentemente do organismo, deixando -o vulnerável para diversas doenças. Ao abandonar o consumo excessivo o indivíduo está tomando uma decisão eficaz que vai melhorar sua qualidade de vida. Uma série de doenças, que podem ser fatais, são causadas pela ingestão dessa substância viciante e perigosa. Há estudos que associam o açúcar até com déficit de atenção e hiperatividade.

Sabemos que é complicado resistir a determinadas sobremesas e doces, mas pense que fazendo assim você estará caminhando para uma vida mais saudável.

2017-03-03T08:56:41+00:00 3 março, 2017|Bem Estar, Destaque|0 Comments

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