Profissionais que te ajudam a entrar em forma

Profissionais que te ajudam a entrar em forma

Esses profissionais são fundamentais na busca por um corpo perfeito.

Hoje em dia o acesso à informação é quase universal, na palma da sua mão você tira dúvidas, aprende e vira especialista em qualquer assunto. Opa, vira especialista em qualquer assunto? Então podemos fechar as portas das universidades, pois com um clique no Google e uma lida superficial em algum texto de fonte duvidosa viramos médicos, advogados, nutricionistas ou professores de educação física.

Não caro leitor, esses e outros profissionais estudam no mínimo quatro anos para entender de forma ampla todas as variáveis que envolvem suas áreas de atuação, por isso a internet é uma grande aliada na propagação e popularização da informação, mas ainda não substitui um profissional competente.

Na minha experiência acadêmica e nos locais de trabalho, vejo e escuto os maiores absurdos quando o assunto é atividade física, metabolismo, emagrecimento, obesidade, gordura localizada, alimentação, crescimento muscular e suplementos. Nem vou entrar aqui no mérito dos anabolizantes.

Claro que você pode fazer tudo sozinho, por falta de tempo, por preguiça, por falta de condição financeira, mas nunca por soberba, por achar que depois que leu meia dúzia de textos na internet está apto para substituir todos os profissionais.

Vou listar abaixo alguns dos profissionais que podem fazer com que você alcance seus objetivos de forma mais segura e eficiente:

CARDIOLOGISTA: Procurar um cardiologista antes de iniciar uma atividade física regular não deveria ser uma preocupação somente se você passou dos 40. Problemas cardíacos podem acometer qualquer pessoa em qualquer idade. O eletrocardiograma, que é um exame simples e barato, quando bem interpretado pelo médico dá indícios de doenças elétricas no coração.

cardiologista

De acordo com outros fatores como sedentarismo, obesidade, gordura abdominal, tabagismo, hipertensão, histórico familiar e estresse ou após alguma alteração no eletrocardiograma, o médico poderá solicitar mais alguns exames como um eco cardiograma, teste de esforço e, claro, exame de sangue e urina.

Ter algum problema cardíaco, caso não seja grave, não impedirá você de fazer atividade física, é até recomendável na maioria dos casos. Mas só um médico cardiologista poderá indicar o tipo e a intensidade dos exercícios.

ORTOPEDISTA: O que eu mais vejo nas academias é gente sedentária, que está há 6 meses ou 6 anos parada ou que nunca praticou atividade física, entrar para a academia e achar que em 1 mês vai ficar gostosona ou saradão. É um tal de projeto verão, projeto isso, projeto aquilo.

Agora com a moda do Cross Fit, essa galera daí de cima, que na maioria das vezes está acima do peso, com pouco fortalecimento muscular para proteger ligamentos e articulações já chega querendo virar pneu de trator, arremessar peso para o alto e se pendurar em cordas. Resultado: lesões musculares, ligamentares e articulares. De volta para o sedentarismo para se recuperar, muitas das vezes com a academia paga por um longo período.

Portanto se você tem algum desconforto articular, ligamentar ou algum problema ortopédico já conhecido, consulte primeiramente um ortopedista e principalmente volte para academia priorizando o fortalecimento muscular e fazendo exercícios de baixo impacto.

NUTRICIONISTA: Às vezes você se mata na academia, faz os exercícios aeróbicos, pega pesado no treino, participa de várias aulas coletivas e os resultados não aparecem? Você quer crescer, ficar forte, ficar monstro e nada? Se matou a semana inteira, não comeu carboidrato, se entupiu de proteína, tomou “chumbinho” e a balança cisma em não baixar nadinha?

nutricionista

Talvez o que esteja faltando para você seja um acompanhamento de um profissional sério que possa te orientar de acordo com seus objetivos e necessidades específicas.

Um (a) Nutricionista vai analisar a sua alimentação, sua necessidade calórica e de nutrientes, horário e intensidade das suas atividades físicas, para poder prescrever de forma personalizada um cardápio que atenda às suas necessidades e auxilie no alcance dos seus objetivos.

Além disso o Nutricionista também está apto para prescrever dietas e suplementações para pacientes que vão praticar atividades físicas sob diversas condições de saúde, como por exemplo diabetes, colesterol elevado, hipotireoidismo, intolerância alimentares etc…

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Você não precisa necessariamente de um Personal Trainer, mas uma atividade física bem orientada faz toda a diferença, seja em uma sala de musculação, em uma aula coletiva, ou em esportes ou atividades ao ar livre.

Personal

Um profissional de educação física está apto para avaliar sua composição corporal, postura, perimetria e traçar um plano de exercícios de acordo com suas necessidades e objetivos. Pode também elaborar programas de atividades de acordo com recomendações médicas.

Em uma academia, um profissional dedicado e atento está sempre auxiliando os alunos na perfeita execução dos movimentos e indicando os melhores exercícios de acordo com o objetivo, necessidades e limitações de cada aluno.

Equipe Pó Básico

2017-04-13T11:47:41+00:00 12 abril, 2017|Atividade Física, Destaque|0 Comments

Leave A Comment